aa
aa
aa
Na última segunda-feira (08/01/2024) o advogado Iam Phillippe Monteiro concedeu entrevista à TV Asa Branca (afiliada Rede Globo), na qual explicou aos telespectadores as principais alterações no pagamento do IPVA 2024 no Estado de Pernambuco.
A entrevista está disponível no GloboPlay por meio do link a seguir (a partir dos 32 minutos): https://globoplay.globo.com/v/12248870/?s=0s
O IPVA é um tributo estadual que deve ser pago anualmente pelos proprietários de veículos automotores. A arrecadação é realizada pelo Estado, que fica com 50% dos valores recebidos e tem o dever de enviar ao município em que o veículo estiver licenciado os 50% restantes.
O calendário para pagamento no Estado de Pernambuco já foi divulgado e pode ser acessado no site do Detran/PE (https://www.detran.pe.gov.br/).
Com a aprovação do pacote fiscal enviado a ALEPE pelo governo do Estado no ano passado, houve um redução significativa da alíquota, que passou a ser de 2,4% para a maioria dos veículos. Há alguns veículos que possuem alíquotas menores, variando de 1% a 2%.
O IPVA poderá ser parcelado em até 10 vezes. Será concedido desconto de 7% em caso de pagamento em cota única. O não pagamento do imposto resultará na aplicação de multa de 0,25% por dia de atraso, limitada a 15% do valor do tributo.
A base de cálculo do tributo será o valor venal do veículo apresentado pela Tabela FIPE, o que causa variações no valor a ser cobrado ano após ano, conforme o automóvel se valorize ou desvalorize.
Algumas categorias/pessoas podem pleitear a concessão de isenções. Ex.: Pessoas com transtorno do espectro autista, com Síndrome de Down, PCDs, taxistas, mototaxistas, proprietários de veículos furtados/roubados e proprietários de veículos elétricos
© Copyright Monteiro de Brito Advocacia 2022. Todos os Direitos Reservados.
Agende sua consulta